Notícias e entretenimento nerd!

12 Filmes que Transformaram a CGI para Sempre

0



12 Filmes Que Mudaram a História da Imagem Gerada por Computador

A Imagem Gerada por Computador (CGI) é um aspecto fundamental do cinema e pode aprimorar significativamente um filme. Ele é usado para criar ou aperfeiçoar imagens em filmes e TV, sendo parte integral da indústria cinematográfica nos últimos anos. Franquias de alto orçamento como Star Trek e Marvel Cinematic Universe usam pesadamente o CGI para criar planetas, espaço e criaturas estranhas.

Há muitos filmes que usaram o CGI para melhorar a qualidade de suas produções e, em alguns casos, esse recurso foi fundamental para a criação do filme. Avanços na tecnologia de imagem são constantes, sendo que existem determinados títulos bem conhecidos capazes de mudar completamente essa área.

Westworld (1973) é creditado como pioneiro no uso do CGI no cinema por ser o primeiro longa-metragem a mesclar o real com o digital. O foco aqui é um parque temático interativo com androides perfeitos que começam a apresentar falhas técnicas. O carro-chefe do filme é a atuação Yul Brynner como Gunslinger, que retirava sua máscara revelando seus mecanismos robóticos. Ao todo foram utilizados dois minutos de CGI que mudaram completamente a indústria cinematográfica.

Com Tron (1982), mais filmes passaram a utilizar o CGI e foi quando surgiram os grandes avanços dessa técnica. É também o primeiro longa-metragem completo a ter um enredo principal baseado em gráficos gerados por computador, colocando atores na tela junto com essas animações.

Jurassic Park

Jurassic Park mudou completamente o universo dos efeitos visuais em 1993, com a possibilidade de criar animais realistas através de CGI, como Tiranossauros Rex e Velociraptor. Apenas seis minutos de CGI foram utilizados neste filme, mas todo o trabalho técnico mostrou um grande salto no processo.

  Spinoff Bird Box Barcelona revela segredos da Europa.

De todos os filmes apresentados na lista, O Senhor dos Anéis (2001) tem um lugar especial por causa do personagem Gollum. Embora não tenha sido o primeiro personagem feito completamente em CGI (Caspar apareceu em 1995), ele foi o pioneiro ao usar uma técnica conhecida como “subsurface scattering” para adicionar textura e profundidade à pele. A equipe responsável pela criação de Gollum criou-o em três dimensões usando a Weta Digital FX.

Em suma, cada um desses filmes representou uma ascensão em prática digital ou animação. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, vários outros filmes seguem os passos dessas obras citadas nessa matéria trazendo novos avanços incríveis para o universo dos efeitos visuais nos cinemas.


Filme Destaque Ano
Westworld Pioneiro no uso do CGI no cinema 1973
Tron Primeiro longa-metragem completo a ter um enredo principal baseado em gráficos gerados por computador 1982
Jurassic Park Mudou completamente o universo dos efeitos visuais em 1993, com a possibilidade de criar animais realistas através de CGI 1993
O Senhor dos Anéis Pioneiro ao usar uma técnica conhecida como “subsurface scattering” para adicionar textura e profundidade à pele do personagem Gollum 2001

Com informações do SITE Screen Rant:

Leave A Reply

Your email address will not be published.