7 Mudanças de Dallas Buyers Club da História Real
Dallas Buyers Club: 7 mudanças do filme em relação à história real
O filme Dallas Buyers Club, estrelado por Matthew McConaughey e dirigido por Jean-Marc Vallée, conta a história de Ron Woodroof, um cowboy com HIV que passa a produzir um medicamento não aprovado para ajudar outros pacientes. O longa também aborda a vida da Dra. Eve Saks (Jennifer Garner) e de Rayon (Jared Leto), uma personagem transgênero com HIV. Entretanto, especialistas afirmam que algumas escolhas do roteiro são questionáveis.
Personagem fictícia
A principal crítica é em relação a Rayon, que não existiu na vida real. A escolha de escalar um ator não transgênero para o papel também foi contestada. Embora os roteiristas tenham entrevistado várias pessoas transgênero com HIV para criar uma personagem composta, a representação ainda é vista como problemática. Da mesma forma, a Dra. Eve Saks é uma personagem fictícia criada a partir de histórias reais de médicos que cuidavam de pacientes com HIV/AIDS.
Diagnóstico incorreto
O filme retrata incorretamente o diagnóstico de Woodroof, que afirmou em entrevista antes de morrer em 1992 que os médicos poderiam ter diagnosticado sua doença mais cedo após um encontro sexual inseguro em 1981. Além disso, a representação de Woodroof como alguém com preconceito contra pessoas LGBTQ+ antes do diagnóstico pode não ser precisa.
Personagens omitidos
A irmã e a filha de Woodroof, Sharon Woodroof Braden e Yvette Carroll, não são mencionadas no filme. O roteirista explicou que a escolha foi intencional, para focar somente em Woodroof.
Tratamento perigoso
Algumas recomendações médicas do filme, como o uso do remédio Peptide D, são consideradas perigosas pelos especialistas. Embora o remédio DDC tenha sido eficaz em doses menores, ele tinha efeitos colaterais como danos nervosos. Já o AZT, criticado por Woodroof durante o filme, acabou sendo prescrito em doses menores.
Em síntese, Dallas Buyers Club é um drama baseado em fatos reais que retrata a história de Ron Woodroof e sua luta contra o HIV nos anos 80. Embora ofereça insights importantes sobre a discriminação enfrentada pelos pacientes com AIDS na época, especialistas apontam que algumas escolhas do roteiro são problemáticas.
O que é? | Quem está envolvido? | Controvérsias |
---|---|---|
Filme baseado em fatos reais sobre Ron Woodroof e sua luta contra o HIV/AIDS nos anos 80 | Dirigido por Jean-Marc Vallée, estrelado por Matthew McConaughey, Jared Leto e Jennifer Garner | Escalada de Leto para o papel de Rayon, personagem transgênero fictício; retrato incorreto do diagnóstico de Woodroof; retrato impreciso de Woodroof como preconceituoso antes do diagnóstico; omissão da existência da irmã e filha de Woodroof; tratamento medicinal perigoso |
Com informações do SCREENRANT: