A Teoria de Larson sobre o Controverso Tethercat do Far Side
Gary Larson, criador de The Far Side, explica sua teoria sobre seu quadrinho mais controverso
Gary Larson, criador de The Far Side, levanta questões interessantes no seu livro “The Prehistory of the Far Side”. O autor discute a reação negativa que recebeu depois de publicar “Tethercat”, um quadrinho que retrata dois cachorros jogando “tetherball” com um gato preso na corda. Embora muitos não vejam problema no quadrinho, Larson recebeu vários e-mails de ódio em relação a ele.
Larson argumenta que, em animações, é comum vermos um gato sendo esmagado ou explodido, mas depois sendo visto em perfeitas condições nos segundos seguintes. Não há insinuação de sofrimento contínuo para esses personagens. Já em um único quadrinho, não há resolução possível: os cachorros jogarão “Tethercat” para sempre. Você pode ler o quadrinho e voltar algumas horas depois – ainda verá os cachorros jogando.
Larson aponta um dos maiores obstáculos que os cartunistas enfrentam: a passagem do tempo é difícil de retratar usando imagens estáticas como quadros de histórias em quadrinhos. Nesse caso específico, se ele adicionasse outro quadro mostrando o gato deixando o jogo cruel e ileso da brincadeira dos cachorros felizes, poderia ter acalmado os ânimos de seus leitores, mas não seria mais tão eficaz.
No entanto, ao optar por uma única imagem, Larson congela um único momento no tempo, algo que frequentemente torna as piadas surreais ainda mais engraçadas, mas que pode incitar a ira das pessoas. E isso é o que aconteceu em relação ao quadrinho “Tethercat”.
Embora a polêmica tenha surgido em torno de “Tethercat”, essa controversa pode servir como estudo de caso para a interação entre humor e polêmica na cultura popular. A teoria de Larson sobre o poder de um único quadro é fascinante e dá uma ideia do pensamento dele ao criar seus quadrinhos. Afinal, The Far Side é feito de uma série de histórias em quadrinhos únicas usando apenas um quadro. Embora a polêmica tenha surgido em torno de “Tethercat”, Larson ainda defende seu trabalho e sua abordagem única.
Em resumo, embora “Tethercat” seja apenas um dos vários desenhos com temática cão vs gato já publicados em diferentes formatos (como na animação), os quadros da Far Side são singulares em seu formato parado no tempo. Larson segue habilidosamente lidando com essa restrição autoimposta de contar as suas histórias usando apenas uma imagem memorável.
Título: | Gary Larson, criador do The Far Side, enfrenta controvérsia com quadrinho “Tethercat” |
Data: | – |
Resumo: | O cartunista Gary Larson enfrentou controvérsia após publicar o quadrinho “Tethercat”, que mostra dois cachorros jogando uma partida de “tetherball” com um gato preso na corda. Embora muitos não vejam problema no quadrinho, alguns leitores ficaram indignados com a criação de Larson. Em seu livro “The Prehistory of the Far Side”, Larson explica que a passagem do tempo é difícil de retratar em imagens estáticas como quadrinhos, mas que a escolha por um único quadro pode tornar as piadas ainda mais engraçadas ou incitar a ira das pessoas. Apesar da controvérsia, Larson defende seu trabalho e sua abordagem única. |
Com informações do SITE Screen Rant.