Cloud não é suficiente para IA: Executivo da Qualcomm alerta para nova demanda de energia
Qualcomm alerta que a nuvem não será suficiente para alimentar a IA
O futuro da inteligência artificial demandará mais poder do que os serviços em nuvem podem fornecer, alertou Alex Katouzian, vice-presidente sênior da Qualcomm durante a Computex em Taipei. Com o aumento no número de dispositivos conectados e tráfego de dados acelerando, simplesmente não será possível enviar tudo para a nuvem, especialmente quando as informações pessoais estão envolvidas. É por isso que a computação na borda se torna cada vez mais importante.
IA em dispositivos e desempenho
A quantidade de dados necessária para alimentar uma nova classe de dispositivos de borda que usam IA generativa é destaque do executivo. A inteligência artificial está presente em quase todos os aspectos da experiência do smartphone, trabalhando nos bastidores para melhorar tudo desde a fotografia até o gerenciamento de energia. A Qualcomm já forneceu mais de 2 bilhões de produtos de IA até o momento. O desempenho da IA será uma das principais métricas que os consumidores buscarão ao comprar PCs, assim como compararão o desempenho do CPU e GPU.
Crescimento da IA e a computação na borda
O crescimento da IA em dispositivos exige uma nova abordagem para o processamento de dados e a computação na borda pode fornecer a escalabilidade necessária para lidar com esta demanda crescente. Dessa forma, torna-se mais viável oferecer soluções “in-device” personalizadas sem depender da nuvem.
A rápida ascensão da popularidade da IA tem levado muitas empresas a aproveitarem seus serviços relacionados à AI e aos chips responsáveis por processá-la. Como exemplo disso, na terça-feira (01/06), a fabricante de chips Nvidia ultrapassou US $1 trilhão chegando a atingir novas máximas de quase US $405 no pregão.
Diante deste cenário em que os recursos de nuvem são limitados e a demanda por inteligência artificial só aumenta, fica claro que a computação na borda é uma solução valiosa para manter o desempenho dos dispositivos e garantir o processamento seguro dos dados.
Notícia | O futuro da inteligência artificial demandará mais poder do que os serviços em nuvem podem fornecer, alerta vice-presidente sênior da Qualcomm. |
---|---|
Destaque | A computação na borda se torna cada vez mais importante para lidar com a demanda crescente de dispositivos de borda que usam IA generativa. |
Previsão | O desempenho da IA será uma das principais métricas que os consumidores buscarão ao comprar PCs. |
Impacto | A computação na borda pode fornecer a escalabilidade necessária para lidar com a demanda crescente de dispositivos exige uma nova abordagem para o processamento de dados e a computação na borda pode fornecer a escalabilidade necessária para lidar com esta demanda crescente. |
Com informações do GOOGLE NEWS,