O que ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’ tem em comum com a eugenia?
Guardiões da Galáxia Vol. 3: High Evolutionary e a questão da eugenia
O último filme de James Gunn em uma épica antologia, Guardiões da Galáxia Vol. 3, tem sido muito aguardado pelos fãs da Marvel. Mas algo no filme não parecia certo e a defensora dos direitos das pessoas com deficiência Imani Barbarin, no TikTok, destacou o problema: “Se não tivesse a aparência de um filme da Marvel, a maioria de vocês concordaria com o vilão”.
O vilão em questão é High Evolutionary, que é obcecado por eugenia – um conjunto de teorias raciais nojentas e desmentidas pelos nazistas durante o Holocausto. Essa questão tem fortes raízes na história dos Estados Unidos e continua a afetar muitas pessoas marginalizadas até hoje.
A política de eugenia nos Estados Unidos permitia a esterilização forçada de pessoas com deficiência, inspirando a “Prevenção da Procriação com Doenças Hereditárias” pelos nazistas, baseada em políticas dos EUA sobre eugenia nos primeiros anos do século 20.
Não usar uma máscara facial durante a pandemia de COVID-19 pode parecer uma escolha pessoal, mas para muitas pessoas imunocomprometidas, pode ser fatal. É doloroso ver pessoas ao redor decidindo que não usar máscaras é mais importante do que tentar manter pessoas como essas vivas.
O comportamento “sobrevivência dos mais aptos” afeta as pessoas mais marginalizadas da sociedade – os pobres, os deficientes, os doentes mentais e determinadas comunidades de cor – todas as pessoas que os eugenistas queriam eliminar da sociedade.
No filme, há uma civilização animal criada pelo High Evolutionary que é quase idêntica à Terra – incluindo drogas e populações sem-teto -, explicitamente mostrado na tela sendo extinta, para o vilão reiniciar tudo do zero. Vivemos em um mundo onde mais de 12 milhões de canadenses apoiam suicídio assistido para pessoas sem-teto simplesmente por serem pobres. É impossível construir um mundo melhor assim.
Como leitor, é importante considerar tratar a comunidade marginalizada bem antes de se tornar parte dela. Você poderia se juntar a essa comunidade a qualquer momento, seja por acidente, doença ou simplesmente pela idade. Devemos ser os guardiões da nossa própria galáxia e uns dos outros.
Notícia |
---|
Guardiões da Galáxia Vol. 3 é o último filme de James Gunn em uma épica antologia. |
O vilão do filme é obcecado por eugenia, um conjunto de teorias raciais nojentas e desmentidas pelos nazistas durante o Holocausto, que continua a afetar muitas pessoas marginalizadas até hoje. |
O comportamento “sobrevivência dos mais aptos” afeta as pessoas mais marginalizadas da sociedade. |
No filme, há uma civilização animal criada pelo vilão que é quase idêntica à Terra, explicitamente mostrado na tela sendo extinta, para o vilão reiniciar tudo do zero. |
Devemos tratar a comunidade marginalizada bem antes que nos tornemos parte dela. |
Com informações do We Got This Covered.