Tetris: a incrível história por trás do jogo
AppleTV+ produz filme sobre a história do jogo Tetris
O filme Tetris, produzido pelo AppleTV+, conta a história de como o icônico jogo alcançou o mundo fora da União Soviética. A trama é estrelada por Taron Egerton como Henk Rogers, que tenta obter os direitos para publicar o famoso jogo, mas logo descobre que eles pertencem ao estado soviético. Durante o filme, Henk é alvo de espionagem pelo KGB, sofre ameaças de chantagens e até tem um encontro explosivo em uma perseguição de carro pelas ruas de Moscou.
Embora a história pareça incrível, muitos eventos dramáticos incluídos na trama original não aconteceram quando Rogers tentou obter os direitos em 1989. Contudo, o filme com Taron Egerton se transforma em um dos mais únicos filmes biográficos recentes do mundo da tecnologia. Mesmo tendo um final definido, muitas negociações contratuais acabam ficando confusas e há bastante coisa para ser desvendada na conclusão do filme.
No desfecho do filme Tetris, Henk retorna a Moscou com o apoio de Howard Lincoln e Minoru Arakawa, dois funcionários da Nintendo que desenvolveram o Game Boy, para conseguir obter os direitos autorais do jogo. Nikolai Belikov, funcionário da Elorg, ajuda Henk a obter esses direitos revelando que Robert e Kevin Maxwell nunca haviam fornecido os US$1 milhão que prometeram, dando a Henk e à Nintendo a vantagem no processo. Assim, Henk finalmente obtém os direitos do jogo e foge para o aeroporto com Alexey Pajitnov (criador de Tetris), Howard e Minoru.
Porém, durante essa fuga, um agente do KGB, chamado Valentin Trifonov, revela seu acordo secreto com os Maxwell para Sasha, outro agente do KGB leal ao estado. Segundo o acordo entre Valentin e Maxwell, este receberia 50% dos lucros de Tetris se ele conseguisse impedir Henk e ainda garantir que Maxwell obtivesse os direitos. Valentin persegue Henk através de Moscou até o aeroporto, mas Henk consegue embarcar no avião enquanto Sasha prende Valentin.
A União Soviética era um país comunista e qualquer propriedade intelectual de seus cidadãos pertencia ao estado. Os residentes não podiam obter lucro a partir de suas próprias ideias, portanto vender os direitos autorais do Tetris não seria algo interessante para o Estado Soviético. O KGB era a agência de segurança da União Soviética e Valentin era um oficial graduado dessa organização, cuja responsabilidade era proteger cidadãos e autoridades em suas decisões baseadas no melhor interesse do Estado. A venda dos direitos autorais de Tetris certamente não estava em consonância com essa premissa.
Nikolai Belikov decidiu ajudar Henk Rogers quando percebeu que entregar os direitos autorais do jogo aos Maxwell não seria certo e que as intenções de Henk eram as melhores. Enquanto Valentin agiu por ganho pessoal, Nikolai agiu de forma totalmente altruísta.
Henk Rogers fez cinco milhões de dólares após convencer a Nintendo a incluir o Tetris na Game Boy e ter conseguido assinar um contrato com Nikolai em Moscou. Após esse contrato, Henk teve muito sucesso com Tetris e é provável que valha muito mais hoje em dia.
Henk comprou uma passagem aérea para San Francisco para Alexey Pajitnov pois queria mantê-lo envolvido no desenvolvimento do jogo Tetris e ajudá-lo a conseguir fazer dinheiro fora.
da União Soviética. O filme Tetris retrata a emocionante história de como Henk Rogers lutou para obter os direitos autorais do jogo e superou obstáculos como espionagem e chantagens. Com Taron Egerton no papel principal, o filme é um dos mais únicos filmes biográficos recentes do mundo da tecnologia. No final, Henk obtém os direitos do jogo com a ajuda de Nikolai Belikov e foge para o aeroporto com Alexey Pajitnov, Howard e Minoru. Enquanto isso, Valentin Trifonov, um agente do KGB, tenta impedir Henk de conseguir os direitos autorais do jogo. Henk Rogers fez cinco milhões de dólares após convencer a Nintendo a incluir o Tetris na Game Boy e ter conseguido assinar um contrato com Nikolai em Moscou. Com informações do SCREENRANT, o artigo discute o final do filme baseado no jogo Tetris e suas possíveis interpretações.