Tetris: O verdadeiro jogo de espionagem
Tetris: as principais mudanças na história real
O filme Tetris, disponível na AppleTV+, retrata a batalha pelos direitos autorais do icônico jogo de videogame, mas tomou muitas liberdades criativas para contar a história.
O enredo do filme segue Taron Egerton como Henk Rogers, um designer de jogos que descobre o Tetris e tenta vendê-lo à Nintendo. O objetivo de Henk é fazer com que a Nintendo empacote o jogo com o console portátil Game Boy revolucionário, mas antes disso ele precisa obter os direitos do jogo, o que se prova uma tarefa quase impossível.
Embora algumas partes da história possam ser fictícias, outras são baseadas em fatos reais, como o fato de o Tetris manter a propriedade intelectual do Estado Soviético, tornando impossível para Alexey Pajitnov lucrar com seu próprio jogo. No entanto, o filme desvirtuou muitos detalhes importantes.
Embora algumas partes do enredo sejam verdadeiras, como as disputas pelos direitos autorais envolvendo Robert Stein, os Maxwells e Henk, outras são inventadas para dar mais emoção ao filme. Por exemplo, a perigosa missão globalista de Henk busca chegar aos seus objetivos em meio a perseguições quase impossíveis, ameaças constantes de morte e traições dentro da KGB.
A amizade entre Alexey e Henk também foi fortemente explorada no filme, mas é uma contradição, já que na vida real os dois foram amigos imediatamente após se conhecerem e se tornaram inseparáveis. Além disso, o filme apresenta uma série de locais ao redor do mundo por onde Henk viajou em busca dos direitos autorais do jogo, enquanto a verdade é que ele só foi à União Soviética.
Embora Henk tenha conhecido os desenvolvedores da Nintendo em sua visita ao Japão, o Game Boy não foi revelado naquele momento. Outra parte falsa do filme é a personagem Sasha, a intérprete de Henk que é também espiã da KGB.
Apesar da trama central da luta de Henk para conquistar o Tetris ser baseada em uma história real, o enredo do filme exagera muito, onde várias liberdades criativas sobrepõem os momentos reais. O jogo de quebra-cabeças foi criado por Alexey Pajitnov, um cidadão da União Soviética na década de 1980 e jogado pelo elenco originalmente liderado por Nikita Yefremov.
ATENÇÃO: contém spoilers de Tetris.
.
Fatos importantes sobre o filme Tetris |
---|
O filme é baseado na guerra pelos direitos autorais do jogo de vídeo game Tetris. |
O enredo do filme exagera muito e apresenta várias liberdades criativas que não são totalmente verdadeiras. |
A trama central da luta de Henk para conquistar o Tetris é baseada em uma história real. |
O jogo foi criado por Alexey Pajitnov, um cidadão da União Soviética na década de 1980. |
Henk Rogers tenta vender os direitos do jogo à Nintendo para que seja empacotado com o console portátil Game Boy. |
Algumas partes do enredo são verdadeiras, enquanto outras são inventadas para dar mais emoção ao filme. |
O filme apresenta uma série de locais ao redor do mundo por onde Henk viajou em busca dos direitos autorais do jogo, enquanto a verdade é que ele só foi à União Soviética. |
O Tetris mantinha a propriedade intelectual do Estado Soviético, tornando impossível para Alexey lucrar com seu próprio jogo. |
Com informações do SITE Screen Rant: