Notícias e entretenimento nerd!

Tim Burton: Os Melhores Filmes de Fantasia Ranqueados

0

Diretor Tim Burton: sua carreira de 40 anos no cinema com filmes de fantasia

O diretor Tim Burton é conhecido por sua relação com filmes de fantasia em uma carreira de 40 anos no cinema. Ele possui um estilo visual e linguagem distintos, além do uso frequente de atores e temas e ideias constantes. Muitos dos seus filmes são clássicos intemporais e impressionantes feitos de criatividade selvagem e expansiva. Embora alguns de seus esforços em fantasia sejam um tanto decepcionantes, os mais celebrados vêm de diferentes inspirações, usando configurações diversas e personagens coloridos; tudo isso, em sintonia com suas sensibilidades marcantes.

A Disney iniciou a mania das adaptações live-action em 2010 com o sucesso massivo de Alice no País das Maravilhas dirigido por Burton, estrelado por Mia Wasikowska como Alice. O filme mistura elementos das obras Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice Encontrou Por Lá, escritas por Lewis Carroll, mas não honra a singularidade da obra original. Com uma abordagem padrão para um conto sempre ligado ao caos, Johnny Depp é bastante caricato nesse filme.

Dark Shadows (2012)

É uma adaptação nada comum da famosa novela dos anos 60 na filmografia do diretor. Johnny Depp interpreta Barnabas Collins, um vampiro que emerge na década de 70 para trazer ordem à sua outrora poderosa família enquanto evita as investidas da bruxa que o amaldiçoou. Deliciosamente extremo, embora desigual e incerto; o que pouco funciona só dá certo porque Burton não leva a sério a si mesmo. O diretor acolhe as sensibilidades da estranheza, mesmo que não tenha sucesso em uni-las com sua abordagem gótica característica.

  Como Dragonball Evolution salvou e impulsionou a franquia Dragon Ball: Uma jornada épica!

Dumbo (2019)

Em 2019, Burton se reuniu com a Disney para outra adaptação live-action em Dumbo.
O filme conta a história clássica do elefante que podia voar com suas orelhas anormalmente grandes. Por ser sentimental de forma sem vergonha, talvez Burton não fosse a escolha certa para dirigir. Ele explora bem os elementos fantásticos com visuais impressionantes que complementam a narrativa circense e um elenco muito competente; no entanto, o resultado final é carente, especialmente porque o elefante em CGI não captura a ternura que tornou o desenho animado parte tão amada da cultura pop.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

A reimaginação de Burton do clássico Roald Dahl em A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) não foi nada charmosa. A versão segue Charlie Bucket, interpretado por Freddie Highmore, um menino pobre que ganha um bilhete dourado para visitar a famosa fábrica de chocolates de Willy Wonka com outras quatro crianças prepotentes. Colorido, mas tematicamente sombrio; o filme acerta ao equilibrar as sensibilidades mórbidas de Dahl e as características terríveis do próprio Burton.

Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (2016)

O filme Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children (2016) nos traz Eva Green novamente sob a direção de Burton e é baseado no romance homônimo lançado em 2011. A História é centrada em Jacob (Asa Butterfield), um adolescente que chega à casa da Senhora Peregrine (Green) e se torna o protetor involuntário das “crianças peculiares”. O filme é cativante e charmoso, sendo um deleite visual e mostrando a habilidade de Burton em imagens estonteantes de fantasia. O enredo do filme é consideravelmente menos envolvente do que o livro, mas Green e Butterfield fazem um bom trabalho para torná-lo uma aventura doce e adequada.

  Segundo filme de Aziz Ansari é interrompido na greve dos roteiristas

Beetlejuice (1988)

Michael Keaton e Winona Ryder estrelam esta fantasia sombria de Burton. A trama gira em torno de um casal recém-falecido que contata Beetlejuice, um exorcista sobrenatural, para afastar os novos inquilinos de sua casa. Ryder interpreta Lydia Deetz, considerada uma das melhores personagens femininas de Burton. Finalmente, usando o humor mórbido em serviço de temas sobrenaturais cla.

Filme Ano Resumo
Alice no País das Maravilhas 2010 Adaptação mistura elementos de duas obras de Lewis Carroll, mas não honra singularidade da obra original.
Dark Shadows 2012 Adaptação nada comum da famosa novela dos anos 60. Deliciosamente extremo, embora desigual e incerto.
Dumbo 2019 Explora bem elementos fantásticos com visuais impressionantes, mas é carente em ternura.
A Fantástica Fábrica de Chocolate 2005 Colorido, mas tematicamente sombrio. Acerta ao equilibrar as sensibilidades mórbidas de Dahl e as características terríveis do próprio Burton.
Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children 2016 Cativante e charmoso, sendo um deleite visual. Enredo consideravelmente menos envolvente do que o livro.
Beetlejuice 1988 Fantasia sombria com humor mórbido em serviço de temas sobrenaturais. Destaque para a personagem Lydia Deetz.

Com informações do SITE Collider,

Leave A Reply

Your email address will not be published.