Transformação de Saruman: O que ficou de fora nos filmes de Jackson?
Em O Senhor dos Anéis, a cor dos trajes dos magos representa sua posição na ordem
Em O Senhor dos Anéis, a cor dos trajes dos diversos magos da Terra Média representava sua posição dentro da ordem. Incluindo Saruman o Branco, Gandalf o Cinza e Radagast o Marrom (bem como dois magos Azuis desconhecidos que chegaram à Terra Média durante a Segunda Era). Como esperado, Saruman se posicionou do lado de Sauron, deixando sua posição para Gandalf assumir – e em fazer isso, ele assumiu um novo visual.
A origem dos magos e sua classificação pela cor
Cada um dos magos que aparecem em O Senhor dos Anéis é mais do que isso: membros de uma raça conhecida como Maiar que ajudaram a criar Arda (o mundo da Terra Média) milhares de anos antes dos eventos retratados na saga. Eles originalmente serviam aos Valar em Valinor, mas alguns foram enviados para ajudar a parar Sauron, que também era um Maia. Esses emissários eram chamados Istari e eram classificados pela cor escolhida para suas formas de mago. Como demonstrado em O Senhor dos Anéis, essas cores poderiam mudar e tudo começou com Saruman o Branco.
A mudança de Saruman e sua jornada como vilão
Durante uma cena icônica no livro (omitida no filme), Gandalf percebe algo diferente na aparência de Saruman enquanto este se autodenomina “Saruman o Sábio, Criador de anéis, Saruman das Muitas Cores!” Pela primeira vez nos livros vemos que a posição de “Brancura” foi abandonada:
“Eu olhei então e vi que suas vestes, que pareciam brancas, não eram tão brancas assim, mas sim tecidas com todas as cores, e se ele se movesse elas mudariam de cor, parecendo confundir os olhos.”
Essa revelação mostrou que Saruman já não era mais o ser puro que deveria ser. Ele procurava ser mais forte que Sauron e até mesmo tentou fazer um anel de poder para si próprio (algo que Gandalf notara em sua mão). O mago tornou-se o auto-proclamado Mago das Muitas Cores e assim, seu arco como vilão começou.
Gandalf e sua evolução através da cor
Embora a mudança da cor tenha acontecido com Saruman, é importante notar que Gandalf também acabaria tendo uma transformação significativa. A história de O Senhor dos Anéis mostra um contraponto entre as vestes brancas dos bons e as cinzas dos relutantes/antagonistas. Quando Saruman assume um visual exageradamente colorido, a fase de Gandalf como “Cinza” chega ao fim. Logo que Gandalf assume o lugar vago deixado por Saruman, tornando-se oficialmente o “Mago Branco”, fica claro que sua jornada pessoal teve uma evolução importante graças à importância da cor em O Senhor dos Anéis.
Notícia: Em O Senhor dos Anéis, a cor dos trajes dos diversos magos da Terra Média representava sua posição dentro da ordem. | |
---|---|
Saruman o Branco | Posicionou-se do lado de Sauron |
Gandalf o Cinza | Assumiu o lugar de Saruman como Mago Branco |
Radagast o Marrom | – |
Dois magos Azuis desconhecidos | Chegaram à Terra Média durante a Segunda Era |
Em O Senhor dos Anéis, os trajes dos magos representavam sua posição dentro da ordem. Saruman o Branco se posicionou do lado de Sauron, deixando sua posição para Gandalf assumir como Mago Branco. Radagast o Marrom não teve mudanças significativas em sua posição e dois magos Azuis desconhecidos chegaram à Terra Média durante a Segunda Era.
Com informações do Screen Rant: