Treadstone arruinou a história de Jason Bourne em nova série
Treadstone, o spin-off de Jason Bourne, deturpa o apelo icônico do anti-herói ao mudar significativamente a história original do espião. Ao contrário dos primeiros filmes de 007 de Daniel Craig que podem enganar o público, Jason Bourne não é como James Bond. Enquanto Bond é um superespião a jato que está feliz em ser empregado pelo governo britânico, Jason Bourne passa toda a trilogia original do filme fugindo do governo americano (mais especificamente, da CIA) após suas tentativas fracassadas de assassiná-lo deixá-lo com amnésia.
Gradualmente, a história de fundo de Bourne revela que o anti-herói da trilogia era um soldado condecorado e filho de um analista da CIA que se alistou na própria agência. O pai de Bourne fazia parte de um programa codificado chamado Treadstone, no qual a CIA treinava secretamente assassinos para realizar assassinatos ilegais pelo mundo todo. Quando o pai de Bourne percebeu que seu filho estava sendo cortejado para o programa, ele tentou denunciar esta operação ilegal e amoral e a CIA o assassinou por seus problemas. Ironicamente, Jason Bourne acabou escolhendo juntar-se à Treadstone e tornando-se um assassino precisamente porque a CIA fez parecer que o assassinato de seu pai foi obra de terroristas.
No entanto, o spin-off televisivo Treadstone trouxe mudanças significativas na história original do espião e, ao fazê-lo, acabou deturpando apelo icônico do anti-herói. Em 2019, o programa por pouco tempo muda essa história ao responsabilizar outro país pela criação do programa epônimo. A revelação de que a Treadstone era secretamente um programa soviético foi uma mudança drástica que tornou inútil a luta de Bourne contra a CIA, além de suavizar o sarcasmo original da trilogia. Em Treadstone, os telespectadores descobrem que nunca teria havido uma operação chamada Treadstone se não fosse pelo cientista sombrio soviético Dr. Gustav Meisner e seu programa semelhante, Cicada. Nesta versão dos eventos, a única razão pela qual a Operação Treadstone existe é para combater a ameaça dos vilões soviéticos assustadores e a CIA é muito menos moralmente culpável por seus crimes como resultado.
Como personagem, toda a história de Jason Bourne é sobre um assassino que percebeu ter sido programado por um governo que matou seu pai, mentiu sobre isso e depois tentou matar Jason quando ele se conscientizou dos fatos. A revelação feita por Treadstone de que um governo estrangeiro foi secretamente responsável por todo esse derramamento de sangue arruinou essa reviravolta. Se Bourne for produto de um programa secreto da CIA, então a trilogia de Bourne é uma forte acusação do excesso do poder da comunidade de inteligência. No entanto, se ele e a CIA são vítimas infelizes tentando manter-se atualizados com os esquemas soviéticos, então será apenas mais um filme americano sobre espiões lutando heroicamente contra estrangeiros.
Felizmente, Treadstone foi cancelado após uma temporada e não teve muito tempo para manchar a reputação da série Jason Bourne. Uma continuação posterior de Bourne poderia alterar essa reviravolta sem sentido, mas a escolha acabou prejudicando toda a série Jason Bourne como um todo, tornando o enredo político em apenas mais uma trama padrão de conspiração da Guerra Fria.
Título: | O spin-off de Jason Bourne, Treadstone, traz mudanças significativas na história original do espião |
Data: | 25 de junho de 2021 |
Resumo: | O spin-off televisivo Treadstone mudou a história original do anti-herói Jason Bourne ao responsabilizar outro país pela criação do programa Treadstone, tornando inútil a luta de Bourne contra a CIA e suavizando o sarcasmo original da trilogia. A reviravolta prejudicou toda a série Jason Bourne como um todo, tornando o enredo político em apenas mais uma trama padrão de conspiração da Guerra Fria. |
Com informações do SCREENRANT: